São José Marello, Um coração pra os jovens.


São José Marello
Um coração para os jovens
Cartas de um bispo a mães e pais, catequistas e professores.
 
"Educar é iluminar a mente e aquecer o coração
 no amor de Deus"

Pe. Alberto Santiago, osj
Pe. Guido Miglieta, osj
coeditores






Apresentação do Superior Geral dos Oblatos de São José
Apresentamos dois documentos centrais para definir os fundamentos da educação segundo os pensamentos de São José Marello, duas cartas pastorais: a primeira sobre a instrução escolar e a educação dos jovens na família, a segunda, sobre o catecismo. Escritos pelo santo bispo ao povo de Àcqüi, respectivamente para as quaresmas dos anos 1892 e 1894, ambos os documentos ainda hoje encontram aplicação nas obras educativas dos Oblatos de São José. São aqui oferecidos em seu contexto histórico-cultural, numa linguagem atualizada, a fim de que o leitor possa colher melhor sua riqueza e profundidade de pensamento para um caminho seguro de formação humana e cristã.
O interesse de São José Marello pelo tema da educação começou com uma experiência da sua vida, com a reflexão sobre os acontecimentos históricos e sociais da Itália na segunda metade de 1800, com o seu papel de bispo e fundador, assim como com a sua santidade. Ele tinha vivido os anos de grande transformação em seu país.
São José Marello esteve sempre atento aos acontecimentos históricos e sociais do seu tempo. Durante a juventude, principalmente durante aquele ano e meio que passou fora do seminário diocesano de Asti - de junho de 1862 a janeiro de 1864 - em Turim, entusiasma-se pelo "apostolado humanitário", mas decepcionado pela inconsistência daqueles ideais, belos, mas infrutíferos, por uma graça de Deus, toda particular, retornou ao seminário onde ocorreu aquela que alguns chamam a sua primeira conversão ao apostolado cristão. Ele estava ciente de realizar assim o ideal integral de amadurecimento pessoal e social. Começou a perceber na caridade cristã praticada nas obras sociais dos santos, o cumprimento da verdadeira filantropia de Deus, a realização do verdadeiro humanismo na prática do amor a Deus e ao próximo.
Daqui a sua concepção da educação como um caminho para a completa atualização da potencialidade  humana e por isso a meta de perfil do cristão virtuoso que é ao mesmo tempo ótimo cidadão. Suas convicções profundas levaram-no a conceber uma pedagogia fruto de uma antropologia cristã. Por isso, em busca de um alicerce seguro para um projeto educativo que levasse ao desenvolvimento  de todo jovem - nos seus aspectos de "ser histórico" e "aberto à transcendência" - um projeto de humanismo cristão, ele inspirou-se em São Francisco de Sales, assim como nas atuações pastorais e educativas de santos iluminados protagonistas daquele tempo. São Francisco de Sales tinha lutado contra o humanismo pagão do Renascimento sem perder de vista os valores da humanidade clássica por ele conhecidos. São José Marello afastou-se do humanismo liberal burguês do século XIX - que se revestia de agnosticismo, reducionismo, materialismo, positivismo, pessimismo, nihilismo - mas sem perder as conquistas positivas da nova ordem social nascente.
Ele queria uma educação que formasse o homem não só para as realidades temporais - a cultura, a profissão, a família, a sociedade - mas, sobretudo, par aos valores sobrenaturais e para a salvação eterna. Propunha o método preventivo aplicado por São João Bosco e outros, colaudado pela prática cristã. 
"O Marello deu como fins á educação e à instrução da juventude, formar cristãos virtuosos que sejam ótimos cidadãos. o ideal é Cristo ... porque  falar de virtude é falar de Cristo, da humanidade e da vida de Cristo que é perfeição da humanidade. A educação humana e cristã contidas nos documentos é: promoção integral, é verdadeiramente humanismo unitário e integral, é verdadeiramente humanismo devoto e otimista" (Nicola Cuccovillo).
Ele cobrou grande energia espiritual e educativa do protótipo de vida que é São José, o qual "foi o primeiro neste mundo a cuidar dos interesses de Jesus: ele que no-lo guardou criança, protegeu-o menino e fez-lhe as vezes de pai nos primeiros trinta anos de sua vida terrena" (L 83).
A presença educativa está, portanto, profundamente arraigada na nossa identidade espiritual de Oblatos de São José e família Josefino-Marelliana, porque se nutre do carisma dom do Espírito Santo a nós todos doado.
 Transmito com profunda alegria estas duas cartas pastorais de São José Marello, a fim de manter sempre vivo e atuando o dom por nós recebido.
30 de maio de 2011, festa de São José Marello.
Pe.Miguel Piscopo, osj
Padre Geral 

Índice
  • Perfil Espiritual de São José Marello
  • Prefácio - Pe. Miguel Piscopo, osj
  • Carta Pastoral sobre a instrução escolar e a educação dos jovens na família, Àcqüi 1892
  • Carta Pastoral sobre o catecismo, Àcqüi 1994

Comentários

Publicação em língua portuguesa, preparada pela Congregação dos Oblatos de São José, com a tradução das cartas de São José Marello e a adição de comentários preparados pelos padres Pe. Alberto Santiago, osj e Pe. Guido Miglieta, osj

Para receber exemplares do documento, entre em contato com a Congregação.

Congregação dos Oblatos de São José
Telefone: 41.3229.1181