Elementos práticos da Pedagogia Marelliana

Em um precioso artigo publicado no site do Centro Juvenil Vocacional, o Frei José Alves de Melo Neto, OSJ apresenta oito elementos práticos da Pedagogia Marelliana.
Publicamos a seguir parte do artigo e o link para acessar o artigo completo.

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A metodologia e a pedagogia do Marello se fundamentavam na amabilidade, doçura e na simplicidade. O Marello não elaborou um sistema para aproximar e acompanhar os jovens, mas seu jeito de ser e suas atitudes falavam por si. Como psicólogo e pedagogo experimentado, o Marello procurava conjugar duas realidades: formação da mente e formação do coração. Ele acreditava que não adiantava termos somente pessoas inteligentes intelectualmente, mas que não eram capazes de amar.

Marello era um homem de princípios, sempre intransigente diante de mal, mas compreensivo com as limitações do jovem. “Precisa amar os jovens, precisa compreendê-los, precisa guiá-los com doçura e firmeza” (IV Carta Pastoral). Como fundamento da educação ele colocava a confiança no jovem.

Podemos constatar outros elementos práticos da figura do Marello:

1. PRESENÇA: a presença Marelliana é física, é se fazer presente de verdade, porém rica uma presença em interioridade. “Seja a vossa vida para eles como um livro aberto no qual aprendam seus deveres...” (IV Carta Pastoral) “São tantas as formas de pregação... E a todos, em todo lugar, com os olhos, com a boca, com a pessoa toda...” (Carta nº 23). Essa presença é também vigilante, ou seja, estar atento aos nossos jovens. “Estejam sempre vigilantes sobre vós mesmos e sobre os vossos filhos...” (IV Carta Pastoral)

2. PREVENÇÃO: É melhor prevenir do que remediar, diz um ditado conhecido de todos nós. Para o Marello não era diferente. Ele diz: “Está (a prevenção), ajuda ao jovem para não cair, para não se desviar, para não se deixar tomar pelo efêmero ou pelas paixões, para não acatar as más conversas...” (IV Carta Pastoral)

3. COMPREENSÃO: Compreender é uma arte, um exercício diário; compreender sem julgar, e nisso o Marello era mestre. “Ah Pobre juventude, por demais abandonada e esquecida: pobre geração nova deixada sobremodo à própria sorte e ainda muitíssimo caluniada ou, pelo menos, duramente julgada em tuas leviandades e em tua generosidade mal contida, naquela necessidade de ação mal desenvolvida, de afetos mal orientados, pelos quais, sem toda tua culpa, te afastas do reto caminha” Pobre juventude” Rezemos mui particularmente por ela!” (Carta nº 29)

4. CONHECIMENTO E ADAPTABILIDADE: Ninguém ama aquilo que não conhece, diz outra frase famosa. São José Marello insistia: “Precisa colocar todo empenho no conhecimento da índole de todo jovem e na descoberta das suas inclinações” (IV Carta Pastoral). Para o Marello só assim seria possível ajudá-los com mais eficácia.

5. DIREÇÃO ESPIRITUAL: Marello nos incentiva a oferecer aos jovens itinerários concretos de vida com o nosso exemplo e com orientação claras. E um meio privilegiado para ele é a orientação para leitura de bons livros. “Com todos os livros que te enviamos e que, Deus ajudando, ainda te enviaremos, porque você não formar um pequeno centro de leitura para os jovens? Neste lugar você poderá realizar encontros toda quarta-feira para palestras com enfoques educativos e religiosos para a juventude e terá também a oportunidade de convidar leigos cristãos que desenvolvam a cultura cristã” (Carta nº 31).

6. ORAÇÃO: Direção espiritual e oração correspondem a dois verbos e duas figuras: acompanhar e fazer experiência. Para o Marello, essas duas atitudes correspondem a dois pilares para uma boa formação da juventude. “Reavivem sua fé naquele que tem em suas mãos o coração de todos os homens. Rezem com fervor e fé pelos seus filhos e façam que eles também rezem...” (IV Carta Pastoral).

7. OBJETIVO PRECISO E PROGRAMAS BEM DETERMINADOS: Educar é uma arte e uma aprendizagem. Precisa, portanto muita clareza em nosso trabalho educativo. Não podemos “brincar” com os jovens, ou simplesmente usá-los ao nosso favor ou em nossos projetos. O Marello sabia muito bem o caminho para educar e amar os jovens. Temos nós também que buscar caminhos seguros e agradáveis para que possamos continuar educando e amando os jovens.

Fonte: Centro Juvenil Vocacional.

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